Identificando a porosidade dos fios!

quinta-feira, setembro 08, 2016


A porosidade nos fios é algo não tão falado mas que influencia e muito no aspecto das nossas madeixas. Se engana quem acha que só a alta porosidade é ruim para os nossos cabelitos, a baixa porosidade também influencia e muito.

A porosidade é o que determina a capacidade dos fios de absorverem água, nutrientes e todo produto aplicado nos fios.

O primeiro passo para encontrar o tratamento correto é saber identificar o estado do seu fio. 

Quem tem alta porosidade nos fios convive diariamente com o frizz - a chatinha síndrome do cebolinha rs. O ressecamento e a quebra também são aspectos de um cabelo poroso. Como uma esponja ele absorve rapidamente o produto mas por ter suas cutículas muito aberta tudo o que entra sai com muita facilidade.

Por outro lado o cabelo com baixa porosidade, tem suas cutículas muito fechadas o que dificulta a entrada de qualquer substancia. Até mesmo a água é absorvida com dificuldade, se tornando um fio com aspecto de rígido e pouco maleável.  

Um teste bem fácil de se fazer em casa para verificar a porosidade é o do copo com água e um fio de cabelo.



Encha um copo com água, pegue um fio de cabelo, não precisa arrancar pode ser aquele que fica na escova ou no travesseiro, sabe?!
Coloque o fio na água e deixe de 2 a 4 minutos. Se o fio afundar o cabelo esta com alta porosidade e ficar boiando média a baixa porosidade.

Bem fácil né?!



Um outro testezinho é de elasticidade do fio. E eu explico um mais no vídeo abaixo!



Com a porosidade identificada é hora de tratar. Em um outro post eu vou falar mais detalhadamente sobre cada tratamento. Mas fica algumas dicas:

Média a Baixa Porosidade

Esse tipo de cabelo precisa de umidade, então não abuse dos reconstrutores, excesso em proteína é prejudicial.

Faça 1 hidratação por semana com uma mascara leve e 1 por mês com um creme de reconstrução de preferencia profissional. 


Alta Porosidade

Nesse caso precisamos repor a massa perdida e selar as cutículas para que não se perca -  essa é a parte mais importante. Para isso não abra mão de um bom  leve-in e periodicamente finalize suas hidratações com vinagre na ultima lavagem, isso vai ajudar a selar ainda mais as cutículas. 

É isso! Espero que tenha ajudado amores! 

Leia Também!

4 comentários

  1. Flávia confesso que não sabia desse assunto de porosidade dos fios, ótima a sua dica, o importante é a gente fazer o tratamento certo, vou fazer o teste para verificar a porosidade, obrigada pela dica super útil, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, não entendo muito de cabelo, mas gostei bastante!

    www.tekatecla.com

    ResponderExcluir
  3. Não sabia desse truquezinho do copo com água, boa! Vou fazer. Adorei as dicas.

    Bjs, http://www.debiseomundo.com

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde nesse caso também os cabelos com baixa porosidade também são rígido ou áspero? E porquê fiz o teste de porosidade meu cabelo flutuou mais mesmo assim eles estão secos e áspero e seca rápido demais.porquer será?

    ResponderExcluir

Fan Page

Youtube