Câncer de mama, tem como se prevenir?

segunda-feira, outubro 10, 2016


E chegou Outubro, agora tudo ficou rosa!




A campanha do outubro rosa veio para conscientizar as mulheres da importância de se auto examinarem sempre. E SEMPRE é a palavra chave da vez. comprovada para nos prevenir do câncer de mama, é claro que levar uma vida saudável, sem exageros no álcool e alimentação, ajuda e muito. Mas existem os fatores de riscos não modificáveis (e isso serve para todos os tipos de câncer).

O histórico familiar é um importante fator de risco não modificável para o câncer de mama. Mulheres com parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) que tiveram a doença antes dos 50 anos podem ser mais vulneráveis.

O aumento da idade, a menarca precoce (primeira menstruação antes dos 11 anos de idade), a menopausa tardia (última menstruação após os 55 anos), nunca ter engravidado ou ter tido o primeiro filho depois dos 30 anos também são fatores não modificáveis e saber disso nos ajuda a ficar mai atentas.

A prevenção ainda é algo não tão explícito mas existe uma certeza, o diagnóstico precoce ajuda e muito. E não é só porque você é novinha que não precisa fazer o autoexame, mesmo os riscos sendo maior após 40 anos o número de mulheres com câncer de mama, em idade inferior a essa tem aumentado muito.


Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos 
de 1 centímetro (estágio inicial), 
as chances de cura chegam a 95%.


Por muito tempo o câncer era algo distante para mim, eu sabia o quão perigoso ele era mas não entendia o quão cruel ele podia ser, até que ele resolveu chegar mais perto, você já conheceu alguém que passou pelo tratamento de câncer?! 

É nessa hora que a gente sente o quanto somos frágeis e como essa doença pode ser cruel conosco e com quem amamos. Já tive amigos que se foram por causa dele, mas também tenho amigos que venceram essa batalha.

E é passando por essas experiencias que a gente começa  dar mais valor certas coisas, e percebe o quanto é valioso o tempo que temos aqui com quem amamos, tirar uns minutinhos para um auto exame não é perca de tempo mas sim a chance de termos mais tempo. 



Se toque! 


Já fez seu autoexame e está tudo ok, compartilhe e incentive as mulheres a sua volta a fazer também! 














Leia Também!

0 comentários

Fan Page

Youtube